PRESENÇAS


Frei Elias Vella
Frei Elias Vella nasceu na Baía de São Paulo, em Malta. Filho do casal Vincent e Maria, Freddie – seu nome de batismo –, tem uma irmã, Mary. Ele é membro da Província Maltense dos Franciscanos Menores Conventuais.

Frei Elias foi Ministro Provincial em sua província, de 1974 a 1986 e pároco em sua cidade natal. Ele foi nomeado pelo arcebispo de Malta, Dom Joseph Mercieca como Representante para a Vida Religiosa em Malta e, mais tarde, Exorcista Oficial da Arquidiocese de Malta.

Ele é autor de mais de 40 publicações pelo mundo em diversos idiomas: maltês, inglês, italiano, tcheco, eslovaco e português. Somente no Brasil, já são 13 títulos, incluindo “O AntiCristo”, “Deus te quer por inteiro” e “O líder de fé”.

Hoje, é considerado um dos mais notáveis exorcistas de seu país e, entre outras atividades, é presidente da Comissão Arcebiscopal sobre Ocultismo e Satanismo.


Frei Elias conduz orações, seminários, retiros e exercícios espirituais em diversos países espalhados nos cinco continentes. Anualmente, entre os meses de agosto e setembro, ele está em visita ao Brasil, levando auma mensagem de fé e esperança do Oiapoque ao Chuí.

Dom João Carlos Petrini 
Presidente da CNBB - Regional NE3
Bispo da Diocese de Camaçari

Dom Giancarlo "João Carlos" Petrini é o primeiro e atual bispo da Diocese de Camaçari.
Em maio de 2007 participou da Conferência de Aparecida. De 2007 a 2011 membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

É um dos maiores divulgadores do movimento Comunhão e Libertação em Salvador, embora atue em outros movimentos da Igreja em Salvador.


No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.


Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ 
Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil
Vice-presidente da CNBB.
Natural de Brusque, SC

Em 1985, o papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Florianópolis, tendo sido ordenado bispo em sua cidade natal, no dia 28 de abril de 1985. Em 1991 foi nomeado bispo de Ponta Grossa, tomando posse dia 22 de junho desse mesmo ano. Seu lema episcopal é: Deus caritas est (Deus é amor – 1 Jo 4,16).

Em 1997 o Papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Maringá e em 2002, tornou-se arcebispo de Florianópolis. Aos 12 de janeiro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de São Salvador da Bahia. Tomou posse no dia 25 de março desse mesmo ano.

Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Campanha para a Evangelização da CNBB.


No dia 20 de abril de 2015 foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Gilson Andrade da Silva  
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Natural do Rio de Janeiro

Foi ordenado sacerdote a 4 de agosto de 1991, por Dom José Fernandes Veloso, na Catedral de Petrópolis. Em 1999 obteve o Mestrado em Sagrada Teologia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. No Seminário Diocesano de Petrópolis foi vice-reitor nos períodos de 1991 a 1997 e de 1999 a 2004. Exerceu a função de professor de Teologia Dogmática e Filosofia no Seminário Diocesano desde 1992. Foi Prefeito de Estudos do Seminário.

Foi Professor de Teologia Dogmática na Escola Diaconal Santo Estêvão. Entre os anos de 1991 a 1994 foi vigário paroquial da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em Petrópolis. Atuou também nas paróquias de S. José do Vale do Rio Preto, São José do Itamarati (Petrópolis) e Sagrado Coração de Jesus, na Barra do Imbuí (Teresópolis).

Foi Coordenador da Pastoral Litúrgica nos anos 2003-2004, coordenador do Setor Juventude desde 2005; membro do Conselho Presbiteral desde 2004; do Colégio de Consultores de 2006 a 2011; do Conselho de Governo da Diocese, da comissão diocesana do Plano Pastoral de Conjunto e da Missão Popular desde 2005; pregador de Retiros Espirituais no Foyer de Charité de Mendes desde 1991 até 2011; Assistente Eclesiástico do Serra Clube de Petrópolis, da Comunidade Jesus Menino e da Associação “Nova Evangelização” e Conselheiro de Equipe de Nossa Senhora. Capelão de Sua Santidade em 10 de abril de 2008. Na Universidade Católica de Petrópolis foi professor de Ética e Teologia a partir do ano 2000; Diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas (2004 e 2005), Presidente da Associação Mantenedora Faculdades Católicas Petropolitanas desde 2008 e membro da Comissão Própria de Avaliação.

A partir de agosto de 2004 assumiu a reitoria do Seminário onde permaneceu até sua eleição a bispo.

Aos 27 de julho de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Sendo ordenado no dia 24 de setembro de 2011, tendo como bispo ordenante Dom Filippo Santoro e os bispos co-ordenantes foram:Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Primaz do Brasil e Arcebispo de São Salvador e Dom frei Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói.

Kátia Roldi Zavaris
Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC BRASIL). 
Arquidiocese de Vitória/ES

Há 25 anos ela teve a primeira experiência com Jesus Cristo, quando começou a frequentar um grupo de oração na Catedral de Vitória, junto com aproximadamente 800 pessoas.  Era setembro de 1987, data que jamais esqueceu. Daí em diante, não parou de servir à Igreja Católica. 

Coordenou por sete anos a Renovação Carismática Católica do Espírito Santo (RCC), participou de várias missões dentro e fora do país e, em junho de 2012, foi eleita presidente da Renovação da Arquidiocese de Vitória. A responsabilidade, que já era grande, ficou ainda maior em setembro de 2012, quando tornou-se a primeira mulher presidente da RCC Brasil. 

Onazir Conceição
Secretário-Geral do Conselho Nacional da RCC Brasil.
Diocese de Cascavel/PR
Sérgio Zavaris
Coordenador Nacional do Ministério de Fé e PolíticaArquidiocese de Vitória/ES







Terezinha Araújo
Presidente do Conselho Estadual da RCC Bahia.
Grupo de Oração Água Viva - Jaguaquara - Diocese de Jequié/BA